Primeiro Passo: Primeiro Comando

Acho o começo de algo a coisa mais excitante do mundo, saber que um novo mundo está sendo descoberto é algo fascinante. E após uma introdução básica a algumas funções que seriam úteis para o começo do aprendizado, o primeiro comando que aprendi foi o “SELECT”.
A função “SELECT” é responsável por escolher uma ou mais colunas de uma tabela que desejamos trabalhar. Para concluir o comando, após digitá-lo é necessário determinar com quais colunas desejamos trabalhar, caso tenhamos alguma coluna específica devemos colocar o nome dessa coluna após o comando.
Ex: Recebemos como exemplo para treinarmos durante as aulas um arquivo com 6 tabelas de uma suposta locadora de filmes, das quais temos as tabelas com as categorias, os clientes, os locais, as lojas, os pedidos e os produtos. Caso quiséssemos trabalhar com a tabela de clientes, por exemplo, teríamos as seguintes colunas:

Caso desejássemos selecionar na tabela a coluna que consta o nome dos clientes, devemos realizar o seguinte comando:

Assim, temos estritamente o nome dos clientes, porém, imaginemos que desejamos saber além do nome dos clientes, o seu sobrenome e sexo. Para isso realizaríamos o seguinte comando:

Assim, sabemos que o comando “SELECT” não necessariamente seleciona apenas uma coluna por vez, é possível selecionarmos mais de uma coluna bastando apenas após o nome da primeira coluna adicionar uma vírgula (,) e digitar o nome das próximas colunas. Ainda existe a possibilidade de selecionar todas as colunas de uma tabela, para isso basta adicionarmos após o comando “SELECT” um asterisco (*).

É importante salientar que o comando SELECT não prosseguido do comando FROM resultará em erro, pois, o comando FROM é responsável por selecionar de qual tabela a comando SELECT vai captar a coluna. Sem esses comandos não se é possível realizar nenhum dos outros comandos de análise das tabelas no Workbench e no My SQL. Ainda dentro do campo de aprendizado do comando SELECT temos mais três funções que considero interessantes de destacar:
“AS”: renomeia as colunas selecionadas.
Após o nome de cada coluna no sistema se deve colocar o comando AS e entre aspas — simples ou duplas — deve se adicionar o nome com o qual se deseja renomear.

“LIMIT”: determina até qual linha será exibido pelo programa.
Suponhamos que desejamos apenas visualizar as 10 primeiras linhas da tabela, para isso basta após determinar de qual tabela desejamos realizar o comando, adicionar o comando LIMIT e determinar o número de linhas, conforme o exemplo abaixo.

“ORDER BY”: classifica a tabela — tomando como base uma coluna — em uma ordem crescente ou decrescente.
Para acionar este comando após selecionar a tabela com a qual se deseja trabalhar deve-se escrever o comando “ORDER BY” e determinar a coluna desejada. Vamos supor que desejamos usar como referência a coluna de data de nascimento para descobrir quais são os clientes mais velhos da locadora, a tabela que obteríamos seria esta:

Caso desejássemos descobrir quem são os clientes mais novos, basta após o nome da coluna que regerá a ordenação, utilizarmos o comando “DESC” para obtermos uma tabela como esta:

Existem outros comandos que estou aprendendo no momento, então para não deixar esse texto muito grande, irei apresenta-los em outro momento.