Primeiro Passo: Primeiro Comando

Ian Pierre
4 min readJun 18, 2023

Acho o começo de algo a coisa mais excitante do mundo, saber que um novo mundo está sendo descoberto é algo fascinante. E após uma introdução básica a algumas funções que seriam úteis para o começo do aprendizado, o primeiro comando que aprendi foi o “SELECT”.

A função “SELECT” é responsável por escolher uma ou mais colunas de uma tabela que desejamos trabalhar. Para concluir o comando, após digitá-lo é necessário determinar com quais colunas desejamos trabalhar, caso tenhamos alguma coluna específica devemos colocar o nome dessa coluna após o comando.

Ex: Recebemos como exemplo para treinarmos durante as aulas um arquivo com 6 tabelas de uma suposta locadora de filmes, das quais temos as tabelas com as categorias, os clientes, os locais, as lojas, os pedidos e os produtos. Caso quiséssemos trabalhar com a tabela de clientes, por exemplo, teríamos as seguintes colunas:

Colunas da Tabela “clientes”

Caso desejássemos selecionar na tabela a coluna que consta o nome dos clientes, devemos realizar o seguinte comando:

Demonstração do comando SELECT com apenas uma coluna selecionada.

Assim, temos estritamente o nome dos clientes, porém, imaginemos que desejamos saber além do nome dos clientes, o seu sobrenome e sexo. Para isso realizaríamos o seguinte comando:

As colunas Nome, Sobrenome e Sexo selecionadas na tabela clientes

Assim, sabemos que o comando “SELECT” não necessariamente seleciona apenas uma coluna por vez, é possível selecionarmos mais de uma coluna bastando apenas após o nome da primeira coluna adicionar uma vírgula (,) e digitar o nome das próximas colunas. Ainda existe a possibilidade de selecionar todas as colunas de uma tabela, para isso basta adicionarmos após o comando “SELECT” um asterisco (*).

Demonstração do comando SELECT com todas as colunas selecionadas

É importante salientar que o comando SELECT não prosseguido do comando FROM resultará em erro, pois, o comando FROM é responsável por selecionar de qual tabela a comando SELECT vai captar a coluna. Sem esses comandos não se é possível realizar nenhum dos outros comandos de análise das tabelas no Workbench e no My SQL. Ainda dentro do campo de aprendizado do comando SELECT temos mais três funções que considero interessantes de destacar:

“AS”: renomeia as colunas selecionadas.

Após o nome de cada coluna no sistema se deve colocar o comando AS e entre aspas — simples ou duplas — deve se adicionar o nome com o qual se deseja renomear.

Tabela renomeada com o comando AS

LIMIT”: determina até qual linha será exibido pelo programa.

Suponhamos que desejamos apenas visualizar as 10 primeiras linhas da tabela, para isso basta após determinar de qual tabela desejamos realizar o comando, adicionar o comando LIMIT e determinar o número de linhas, conforme o exemplo abaixo.

Tabela limitada com as 10 primeiras linhas

ORDER BY”: classifica a tabela — tomando como base uma coluna — em uma ordem crescente ou decrescente.

Para acionar este comando após selecionar a tabela com a qual se deseja trabalhar deve-se escrever o comando “ORDER BY” e determinar a coluna desejada. Vamos supor que desejamos usar como referência a coluna de data de nascimento para descobrir quais são os clientes mais velhos da locadora, a tabela que obteríamos seria esta:

Tabela ordenada pela data de aniversário dos clientes mais velhos para os mais novos

Caso desejássemos descobrir quem são os clientes mais novos, basta após o nome da coluna que regerá a ordenação, utilizarmos o comando “DESC” para obtermos uma tabela como esta:

Tabela ordenada pela data de aniversário dos clientes mais novos para os mais velhos

Existem outros comandos que estou aprendendo no momento, então para não deixar esse texto muito grande, irei apresenta-los em outro momento.

Sign up to discover human stories that deepen your understanding of the world.

Free

Distraction-free reading. No ads.

Organize your knowledge with lists and highlights.

Tell your story. Find your audience.

Membership

Read member-only stories

Support writers you read most

Earn money for your writing

Listen to audio narrations

Read offline with the Medium app

Ian Pierre
Ian Pierre

Written by Ian Pierre

0 Followers

Iniciante no mundo dos Dados, estou compartilhando a minha evolução e meu aprendizado na área por aqui para poder servir de incentivo e ajudar a quem precisar.

No responses yet

Write a response